sábado, 28 de abril de 2018

O quanto estamos preparados para as mudanças?


Não importa qual a idade que você tenha, será que está preparado para as mudanças que inevitavelmente chegam na vida de qualquer pessoa?
Todos nós sabemos que passamos pelos ciclos da vida, isso me inclui, e esquecemos que a partir do momento que nascemos se iniciam os processos de amadurecimento e envelhecimento.
Lembro de uma amiga ter comentado, aos vinte anos, que o primeiro sinal que de estávamos envelhecendo era nas mãos, que mesmo quando dobradas as rugas apareciam. Hoje em dia existem diferentes produtos e tratamentos que podem adiar esse momento, mas, fazendo parte do publico 50+ percebo que são muitos os sinais e que não os percebemos enquanto jovens.
Sempre ouvi das pessoas 50+, em minha juventude, que devemos nos preparar para a velhice, e agora me pergunto: O que é ser velho? Ser velho no século XXI ainda por cim! Um turbilhão de emoções aflora e também a constatação de que, por menores ou maiores que sejam os sinais, o envelhecer apesar de ser um processo natural da evolução do Ser; será mais ou menos visível dependendo da atitude, como indivíduo decide enfrentar essa fase única em sua vida.
Quanto será, que estamos preparados para esse processo?
Alguns anos antes de completar cinquenta anos e de me aposentar, comecei a me perguntar: Como quero estar aos 70, 80 e 90 anos? Lembrei de outra história sobre meus primeiros questionamentos, agora acho muito engraçado. Na época acordei uma amiga dentista no meio da noite apavorada e pedi para ela me prometer que permitiria que eu chegasse aos 60 anos sem dentes. A impressão que vai se esboçando chega a ser assustadora.
Envelhecer não acontece de forma mágica. Se estava preocupada com meus dentes, a atitude mais sensata a fazer seria marcar um horário com o profissional da área e iniciar um processo preventivo de tratamento para manter os dentes saudáveis durante a jornada da vida. Simples assim.
Gostaria na realidade que esta minha publicação lhe ajudassse a refletir e analisar o quanto está pronto, o quanto está preparado, o que está fazendo para aceitar as mudanças, pois um dia iremos descobrir que não poderemos por algum motivo, fazer o que fazíamos e teremos que nos reorganizar, reaprender a viver. E que seja feito de forma mais serena, leve e alegre.
Compartilho mais dois casos, um aconteceu com minha mãe, uma mulher ativa, um exemplo de vida, de energia e alegria, mas que há um ano, aos 76 anos, na manhã do seu aniversário viu sua vida mudar, ficando com algumas limitações, que apesar de pequenas, mudaram seu ritmo de vida.
Em dezembro de 2011 passei a ter algumas limitações por problema de coluna, não podendo mais andar a cavalo, uma paixão e fazer algumas coisas que sempre gostava de fazer.
Foi fácil aceitar? Confesso que não e também não está sendo fácil para minha mãe também, mas ambas sabemos que temos o livre arbítrio para fazer nossas escolhas. Afinal, somos nós que decidimos os caminhos 50+ anos que queremos percorrer.
Esteja onde estiver, como estiver, é você que tem o poder de reescrever sua história, é você que irá escolher as cores para te acompanhar e o grau de leveza, alegria ou não nesse caminhar. Tornando o seu caminho e de quem está ao seu lado com obstáculos transponíveis ou não.
Aproveito para te convidar a visitar minha página no Facebook: https://www.facebook.com/crisviviani.viviani 
Coloquei um vídeo da marca de carros Nissan que fala sobre se despedir de um momento, mas lembre-se a maioria de nós não teremos esse momento e devemos Agora nos preparar para mudança e que cabe a você tomar a atitude.
Grata por você ter vindo me visitar no blog.
Espero ter contribuído.
Sucesso no seu caminhos50mais
Cris Viviani

terça-feira, 17 de abril de 2018


Fiquei afastada por um bom tempo, mas sabe aquele bate papo entre amigos e você tem um super insight?
Aconteceu comigo no último fim de semana.
Lembrei do blog e qual foi o motivo que o criei.
Muitas estradas percorri até o dia de hoje e em todas encontrei muito aprendizado, e quero muito compartilhar com vocês o que me fez retornar a este espaço de aprendizagem e troca.
Em meados de 2015 me dei conta que no ano seguinte, 2016 completaria 50 anos e estaria aposentada.
Por incrível que pareça, para a maioria das pessoas que conheço, não bateu aquele medo que meu mundo iria ficar vazio, parado, sem graça, mas ao contrário, minha mente começou a agir de uma forma tão frenética em imaginar milhões de novas possibilidades, que ao final de 2016 quando descobri que deveria "pagar pedágio", isso ocorre para funcionário público como era, quase pirei e confesso que no ano seguinte, em 2017, não foi fácil, mesmo amando o que fazia. Um dia conto esse último ano de trabalho.
Quero focar no insigth que tive de vir aqui e contar para vocês.
Você alguma vez, por conta de uma obra literária, sua vida escolheu trilhar uma nova estrada totalmente desconhecida?
È isso que quero te contar, em 2016 como se o livro pulasse da prateleira para minhas mãos na livraria, o livro: “Estimulação Cognitiva para idosos - ênfase em Memória” da Editora Atheneu, publicado em 2013, se destacou entre tantas outras obras, mudando meu percurso e o mais importante que isso, me deu um propósito de vida pós-aposentadoria.
Senti na pele a dor de perder um ente querido pelo Alzheimer, em agosto de 2014, e desde que descobri esse novo caminho de conhecimentos e possibilidades.
Dessa forma decidi ajudar as pessoas, através da educação, a envelhecerem de maneira saudável e ativa.
Não importa se você tem 50+. O importante é saber como quer chegar daqui 5, 10, 20 ou 30+ anos, e será aqui, nesse espaço, que estarei trazendo informações, tendências e novidades sobre esse assunto apaixonante.
Fazendo dos meus dias a diferença na vida de muita gente, inclusive para você que me encontrou aqui.
Click para me seguir e deixe seu comentário.
Vamos juntos nessa caminhada.  
Cris Viviani